Aldeia 360° – Tekoa Itakupe
Aldeia360 realiza uma imersão cultural na aldeia Tekoa Itakupe, do povo Guarani Mbya, localizada na região do Pico do Jaraguá, na cidade de São Paulo, projeto poderá ser acessado através do link www.aldeia360.art.br em versões para celular ou computador, ambos em realidade virtual. VITOR DEYRMANDJIAN – SEGS
A Tekoa Itakupe é uma das seis aldeias indígenas no Jaraguá, em São Paulo. A região do pico do Jaraguá abriga cerca de mil indígenas da etnia Guarani Mbya. Eles estão divididos em cerca de seis assentamentos: Tekoa Ytu, Tekoa Pyau, Tekoa Ita Wera, Tekoa Ita Edy, Tekoa Yvy Porã, além da Tekoa Itakupe. Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP)
O projeto em realidade virtual, lançado no dia 19 de abril, tem como um de seus propósitos compartilhar a realidade dos Guarani, para estabelecer o espaço de arte e cultura entre comunidade, artistas e público em geral, proporcionando visita virtual em 360° neste local sagrado e ainda pouco conhecido de nossa população.

No momento em que a pandemia de Covid-19 assola o planeta e coloca os povos indígenas como grupo de risco, o “Aldeia360” nos transporta virtualmente por celular, computador ou headset de realidade virtual, para a terra indígena Jaraguá, localizada no noroeste da cidade de São Paulo. Em um ambiente tão marcado por concreto e urbanismo, no Pico do Jaraguá, um importante ponto turístico, estão localizados mais de 1000 indígenas Guarani Mbya, que através de sua cultura e atividades mantém o modo de viver tradicional, mesmo dentro da maior metrópole do país. Com uma grande reserva de mata Atlântica no local, que compõe o chamado Cinturão Verde da Cidade, por lá se dividem diversas aldeias desse grupo pertencente à família linguística tupi-guarani, que atualmente estão espalhados pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Assim como todos os Mbya, eles são exemplos de grande resistência histórica e cultural, mantendo sua língua e cultura tradicionais por meio de cantos, danças e rezas. Para os Guarani, o conceito de “cultura” é entendido pela palavra “nhandereko” (em português, “nosso modo de viver”) e é justamente uma experiência imersiva neste universo que é possível viver dentro do “Aldeia360”.
“O povo indígena resiste a São Paulo. Eu sempre falo muito isso. Muita gente, quando escuta que na cidade existem aldeias indígenas, não acreditam ou já começam a ter alguma atitude preconceituosa. Para nós, estar aqui, é uma demonstração da resistência Guarani. Aqui as crianças já nascem com essa cultura, já praticam os costumes, falam a língua e eu agradeço a Nhaderu (Deus Guarani) por colocar pessoas no nosso caminho para ajudar a divulgar nosso modo de vida, nossa realidade”, conta a Cacica da Tekoa Itakupe, Geni Para Yry.

O “Aldeia360” foi viabilizado através do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura na Cidade de São Paulo, do edital da Secretaria Municipal de Cultura. Nesse primeiro momento, a partir do dia 09 de abril, focado na aldeia Tekoa Itakupe, o projeto prevê continuidade e expansão em outras aldeias.
360ze-se: Dinas Miguel, OS PRINCIPAIS DEUSES DA MITOLOGIA INDÍGENA BRASILEIRA, REACTS: PORTUGUESA REAGE A PORTA DOS FUNDOS (COLONIZADO), A INVASÃO DO BRASIL, SÓ É ÍNDIO QUEM OPTA POR SER!, A primeira palavra, TERRA NA SELVA DE PEDRA, JURUÁ BEBE GASOLINA?!?
Comentários
Postar um comentário