Por que as pessoas estão usando o Clippy como foto de perfil? 1.2
Por que as pessoas estão usando o Clippy como foto de perfil? Mateus Prado – 04 out 2025
O Clippy voltou.
Nas últimas semanas, cada vez mais gente começou a usar o antigo assistente do Word como foto de perfil. O que antes era um assitente inofensivo dos anos 2000, que no máximo era irritante – hoje virou um símbolo de um protesto: o cansaço com a tecnologia, a IA, a vigilância e a era em que até sentimentos negativos são usados pra dar dinheiro pra empresas bilionárias. A.I. Carr - 2025 out 08
Neste vídeo, eu exploro o que o Clippy realmente representava… e o que a volta dele diz sobre o colapso da relação entre humanos e máquinas.
O Clippy só queria ajudar
O movimento começou quando o youtuber norte-americano Louis Rossmann publicou um vídeo no início do mês intitulado “Troque sua foto de perfil pelo Clippy. Estou falando sério”. Eve Upton-Clark – Fast Company. 21 ago 2025
Rossmann, que há mais de uma década defende o reparo de eletrônicos e o direito ao conserto, busca mobilizar os consumidores contra práticas como coleta de dados para treinar inteligência artificial, venda de informações pessoais, obsolescência programada, censura e até ransomware.
“Essa é apenas uma parte de um movimento maior e de longo prazo pelos direitos do consumidor e pela propriedade, que venho tentando construir com meu público há mais de 11 anos.”
Entre 1998 e 2004, Clippy ficou famoso por aparecer oferecendo ajuda enquanto o usuário tentava trabalhar. Por mais irritante que fosse, era fácil dispensá-lo ou desativá-lo. E é justamente esse o ponto.
O vídeo já ultrapassou 3,2 milhões de visualizações, para surpresa do criador. “Era para ser apenas um vídeo despretensioso, algo que gravei comentando o que estava na minha cabeça naquele dia”, contou à Fast Company.
Mas Rossmann lembra que trocar a foto de perfil é apenas o primeiro passo. “É para mostrar aos outros: ‘eu não concordo com isso, e você não está sozinho se pensa o mesmo’”, disse. “O objetivo é fazer com que quem pensa que ‘não adianta resistir porque ninguém liga’ repense essa postura derrotista.”
Progress of clippy movement one week in - Louis Rossmann. 15 ago 2025
Louis Rossmann reviews the progress of a week-long online campaign. The video shows website traffic data reflecting increased user engagement. This follows a call to action urging viewers to actively combat anti-consumer practices. IA
Edição: 13 out 2025
Produced by a human being
Palavras Perdi(d)as and Lost Words: Nova IA de vídeo da Google e A Vingança dos Nerds, Trick or treat, Atlas!, A Verdade Assustadora por Trás de MAX HEADROOM, Influenciadores digitais que não existem 1.2, Mãe ‘encontra’ filha morta com ajuda de realidade virtual em programa de TV, deepfake, Janela de Overton 1.2, MÍDIA FÍSICA MORRENDO e a ARTE DA CAPA indo junto, XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, Carta ao Futuro Leitor, Saberes Ancestrais Project 1.4
Artesanato indígenas Guarani Mbya
Comentários
Postar um comentário